quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Desabafo de um atleticano


Durante essas 14 rodadas do campeonato brasileiro eu vi e ouvi muita coisa sobre o Galo. Uns dizem que é fogo de palha, outros dizem que é sorte, mas que no final nada acontece. Tenho apenas uma pergunta a fazer para quem disse isso: e daí?

Qual é o problema se a fase do Galo for sorte? Um campeão tem que contar com sorte também. Isso nunca foi problema e nunca será. Além de ter um time equilibrado, forte e calmo dentro de campo, temos que lutar contra os erros de arbitragem, então pergunto novamente: qual o problema de contar com a sorte?

Na verdade os que falam isso querem apenas desmerecer a campanha do Atlético. Esses poucos que falam essas coisas não estão interessados na verdade, e sim em criticar, buscar uma forma para desestabilizar o time.

Isso não é novidade. A rivalidade entre torcedores é normal, como dizem, ela faz parte do futebol. O que me deixa irritado é que quem quer criticar deveria fazer uma análise e não criticar apenas por “esporte”. Em segundo lugar, o que me deixa mais irritado, e eu fico muito irritado mesmo, é ver a mídia fazendo pouco caso da campanha do Galo.

Olhem os números! São quatorze rodadas e até ontem o time era líder. Agora o Vasco passou, mas temos 2 jogos a menos que o time carioca. O Galo tem 31 pontos, 2 jogos a menos, melhor ataque e a melhor defesa. O que mais os críticos querem para destacar a nossa campanha?

Eu sei que imprensa do eixo Rio-São Paulo não dá muito espaço para times de outro estado, mas é inegável que a campanha do Atlético é digna de destaque e de uma análise mais aprofundada. Mas o que vemos são apenas pequenas notas sobre o assunto.

Os torcedores mineiros já deveriam estar acostumados com essa postura da imprensa carioca e paulista. São anos sendo tratados assim e não seria diferente agora. Cabe a nós, atleticanos, continuar apoiando o time, torcendo e vibrando com o futebol mais alegre do campeonato.

Comemorem sim, gritem, façam festa, afinal, não tínhamos um time tão equilibrado assim a algum tempo. E aos que criticam a nossa comemoração eu queria dizer que, mais do que ninguém, nós, atleticanos, sabemos que nada está ganho. Temos um caminho árduo pela frente. Sim, estamos cientes disso.

O que estamos comemorando são as vitórias, a qualidade do futebol jogado, a técnica e raça do time. Ninguém aqui é besta o suficiente para achar que o Galo já é campeão brasileiro. Então, não pensem que somos idiotas.

Já sofremos muito durante esses anos e não queremos passar por isso de novo. Sendo assim, peço a vocês, torcedores adversários, se preocupem com seu time. Deixem os atleticanos festejarem as vitórias. Se fosse o seu time, você faria a mesma coisa. Ou não?